Como conservar verduras por MUITO mais tempo

como conservar verduras

👉 Texto editado com novidades!👈

Quando eu casei, cozinhar se tornou uma das minhas experiências de processo criativo e assim como eu não sabia muitas coisas, eu não conseguia manter frescas as verduras! Por “verduras” leia-se: cebolinha, coentro, salsa, alho poró, alface, rúcula, essas coisas.

Uma parte delas eu congelo. Eu vi que congeladas, porém, só servem para temperar comida, não para colocar por cima de um macarrão, por exemplo. Isto porque, ao descongelar, fica muito úmida e murcha. Ou só acontece comigo, gente?

Então, inspirado naquelas “saladas de potes”, com algumas modificações, fui testando e descobri COMO CONSERVAR AS VERDURINHAS POR MUITO MAIS TEMPO:

🔹Lave e seque como de costume.

Lave a verdura em água corrente para tirar toda sujeira visível. Deixe de molho por 15 minutos em uma solução de 1L água + uma colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio. Lave em água potável para tirar o excesso dessa “química”.

🔹Seque

Para secar, utilizo o secador de salada e ainda um papel toalha ou pano bem limpo.

🔹Não lave tudo de uma vez!

Quanto mais lava, mais estraga. Se não for usar tudo, deixe uma parte dentro de um saco plástico aberto na parte de baixo da geladeira. Essa parte fica surpreendemente mais conservado do que a lavada.

🔹Prefira guardar as folhas inteiras.

A maioria das verduras estragam mais rápido se cortar ou picar. Mas, veja, não são todas! A couve dura mais, cortando fora o talo.

🔹Se quiser cortar, utilize as mãos.

O metal das facas oxida as verduras, fazendo com que elas estraguem mais rápido. Existe uma faca de plástico própria para cortar verduras, eu prefiro as mãos!

🔹Prefira guardar potes de VIDRO.

O plástico, por ser um material poroso, facilita as trocas gasosas e por isso os alimentos estragam mais facilmente. (Valeu, Tayanna, pela explicação! :*)

🔹Coloque papel toalha ou guardanapo antes de tampar

O papel toalha ou guardanapo ajuda a absorver a umidade que faz a verdura estragar mais rápido. Troque sempre que estiver úmido demais.

🔹Guarde de cabeça pra baixo

O papel toalha ou guardanapo, na verdade, deveria estar no fundo do pote. Mas você precisa trocar sempre que estiver molhado (isso é muito importante!!). Então guardar de cabeça pra baixo facilita você poder trocar.

como conservar verduras
Na foto, cebolinha com 12 dias e frescas como no primeiro!
verduras frescas por mais tempo
Funciona com salsa, coentro, alho poró etc

image

Economize e aproveite suas verduras frescas por mais tempo! 😉

Post em

  1. Priiiiii…. teu blog….instagram.. face…etc…ta muito xowwwww…. indico p quem.conheço. …adoro tuas.coisas…teus textos.. escrito como se.tivesse.conversando c a gente.pessoalmente. … Parabéns viu…. ta demais

  2. Vou tentar com couve. Sempre vem muita couve (por menor pé que eu pegue) e sempre estraga, as folhas ficam amarelas.

  3. Parabéns pelo blog, Pri! To aprendendo por aqui também. Amei!!!
    Com relação ao plástico, ele é mais poroso que o vidro, assim os alimentos perecem mais fácil pelas trocas gasosas.
    Beijo

    1. Aahh! Agora entendi o porquê. MUITO Obrigada, Tay! Eu só sabia através de “tentativa e erro” kkkk

Seu comentário é muito importante aqui :)